Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Gabigolaço! Flamengo 1 x 0 Santos.

Mauro Beting

14/09/2019 21h28

Sim. Gabigol. Mesmo. Gabigolaço! E quase teve outro de Bruno Henrique.

Ainda prefiro chamar por Gabriel Barbosa. Melhor. Mais justo. Porque se Pelé não era Pelegol, Zico não era Zicoshow, melhor Gabriel Barbosa.

Mas o golaço no final do primeiro tempo mais equilibrado do que o esperado por inegáveis méritos santistas, esse é pra guardar nos olhos. Sasha errou passe, Everton Ribeiro descobriu o artilheiro do Brasil solto pela direita, e ele avançou como Everson estava avançado em relação à meta. Normal. Faz parte do estilo dele e da escola de Sampaoli.

Anormal (ou pensando bem, normal para tanta categoria e frieza) é o camisa 9 do Flamengo mandar onde mandou a bola espetacular que raspou o travessão e entrou na meta e na história do BR-19.

Golaço. Belíssimo. De inteligência, técnica, frieza, daqueles do tamanho do Maracanã. De um grande líder e campeão merecido de turno.

Ainda que não tenha feito o jogo esperado. Também porque Sampaoli mais uma vez foi bem. Mudando bem a equipe. E mantendo o ótimo nível alvinegro. Sem Pituca, Alisson protegeu a linha de quatro da impressionante dinâmica dos quatro de frente rubro-negros com Luan Peres na lateral esquerda. Jorge foi adiantado para fazer a de Felipe Jonathan no meio, no 4–3-3 com Marinho e Soteldo pelas pontas, e Sasha espetado por dentro.

O Santos criou mais situações pela direita do que o esperado. Marinho foi muito bem para cima do excelente Filipe Luís. Mas ainda faltava algo em campo. Ou mesmo no banco. A limitação em quantidade e qualidade (ou milhagem) atrapalha o Santos que faz mais do que se imaginava. Contra um Flamengo que ainda tem potencial para fazer muito mais do que fez no Maracanã.

E ainda assim ganhou um clássico de mais de seis pontos contra um dos times que deverá lutar até o fim. E precisará seguir se superando como tem feito.

Difícil é imaginar que o Flamengo não mantenha o ótimo nível. Mesmo em dupla e possível jornada. No passado recente, o time rubro-negro empacava em jogos como esse. E se saiu muito bem no duelo decisivo.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting