Topo
Blog do Mauro Beting

Blog do Mauro Beting

Jogo para animar. Corinthians 2 x 1 Bahia.

Mauro Beting

22/09/2019 19h06

Edimar tem 30 anos. Há cinco ele pintava os banheiros das arquibancadas móveis que a Fifa montou na Arena Corinthians. Faltavam poucos meses para a Copa. Tudo atrasado.

Edimar chegava segunda-feira de manhã. Oito horas começava. Quando acabava 23 horas estava ótimo. Quando não virava o dia. Dormia pouco num motel ali perto. Voltava cedinho para fazer o serviço. Pintava banheiro. Chão. O que fosse.

Não era só trabalho. Era paixão. Profissão de fé.

Quando ficou tudo pronto, queria ver o primeiro jogo em Itaquera. Não teve jeito. Mas ao menos ele deu um jeito de guardar um pedaço de grama. Guardou na carteira. Está com ele até hoje.

Até o dia em que finalmente veio torcer pelo seu Timao na casa que ajudou a construir. "Foi muito suor. Sacrifício. Na raça. Meu filho mais velho já sabe que eu ajudei a fazer a nossa casa. Minha filha ainda é pequena. Mas ela vai crescer sabendo disso tudo".

E que neste sábado ele veio ao estádio pela primeira vez como torcedor. Pagar por aquilo que não tem preço. Por aquilo que ainda tem dívidas a pagar. E não são poucas. Mas que tem jeito desde que se trabalhe como ele: o tempo todo. Caprichando e querendo fazer bonito.

Como o Corinthians dele quis mais jogo no sábado do que na quarta feia contra o Independiente del Valle. O time de Roger Machado também é bem montado. Sabe o que quer o Bahia. Este Corinthians ainda não sei. Está longe do ideal.

Mas ao menos se entregou mais. Entregou mais. E foi buscar uma vitória que parecia perdida.

Com Love guiando o time, Pedrinho ajudando a desequilibrar uma equipe mais viva e acesa, o Corinthians foi melhor em jogo de arbitragem polêmica. Com e sem VAR: eu teria marcado o pênalti em Elber que nem pelo VAR foi marcado (embora se possa discutir um possível puxão em Ralf e o fato de ele também ter tocado na bola); eu teria marcado também pelo VAR o pênalti que Love marcou; eu não teria marcado o pênalti também discutível para o Bahia.

Sobre o Autor

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, comentarista do videogame PES desde 2010. Escreveu 17 livros, e dirigiu três documentários para cinema e TV. Curador do Museu da Seleção Brasileira, um dos curadores do Museu Pelé. Trabalhou nos jornais Folha da Tarde, Agora S.Paulo e Lance!, nas rádios Gazeta, Trianon e Bandeirantes, nas TVs Gazeta, Sportv, Band, PSN, Cultura, Record, Bandsports, Foxsports, nos portais PSN, Americaonline e Yahoo!, e colaborou nas revistas Placar, Trivela e Fut! Lance. Está na imprensa esportiva há 28 anos por ser torcedor há 52. Torce por um jornalismo sério, mas corneta o jornalista que se leva muito a sério

Sobre o Blog

O blog fala, vê, ouve, conta, canta, comenta, corneta, critica, sorri, chora, come, bebe, sofre, sua e vive o nosso futebol. Quem vive de passado é quem tem história para contar. Ele tem a pretensão de dar reload no que ouvi e li e vi e fazer a tabelinha entre passado e presente para dar um toque no futuro.

Mais Blog do Mauro Beting